Título: DEM reage a declaração e reforça oposição contra CPMF
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2007, Nacional, p. A7
Os senadores do DEM reforçaram ontem a posição do partido contrária à prorrogação da CPMF. Boa parte da reação foi provocada pelas declarações do presidente Lula que, na África, chamou os integrantes da legenda de ¿demos¿. ¿O presidente Lula tem tido uma postura arrogante e auto-suficiente. Não somos `demos¿, somos democratas e temos por filosofia não aceitar que a carga tributária do Brasil continue sendo a mais alta de todas¿, afirmou o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado.
Ele disse ainda que a declaração de Lula vai na contramão da postura do presidente em exercício, José Alencar, que, na véspera, esteve com ministros no Senado acenando com uma negociação para aprovar a prorrogação da CPMF o mais rápido possível, como quer o Planalto.
O DEM vê na possível aprovação da CPMF a abertura de ¿uma avenida¿ para que o PT trabalhe pela mudança constitucional e a autorização para o terceiro mandato de Lula. ¿Se o governo conseguir 49 votos para aprovar a CPMF, vai abrir o caminho para conseguir aprovar o terceiro mandato¿, afirmou Agripino. É com esse argumento que ele espera obter apoio do PSDB.