Título: Mercado prevê mais uma queda de juro de 0,25 ponto
Autor: Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2007, Economia, p. B4

Os números da pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central (BC) demonstraram que a maior parte do mercado financeiro ainda aposta numa queda de 0,25 ponto porcentual da taxa básica de juros na reunião de hoje e amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom). Entretanto, a redução, que levaria a Selic para 11% ao ano, deverá ser a última da série ininterrupta de queda iniciada em setembro de 2005.

De lá para cá, a taxa Selic já foi reduzida em 8,5 pontos porcentuais e passou de 19,75% para 11,25% ao ano, uma mínima histórica. Pelos expectativa captada na pesquisa, a taxa só voltará a ser reduzida no início do segundo semestre de 2008, chegando, ao final do próximo ano, a 10,25%.

Menos otimista, o economista da Mauá Investimentos, Caio Megale, considera que a probabilidade maior é o Copom decidir manter os juros 11,25% nesta semana. ¿Eu diria que há 70% de probabilidade de a taxa permanecer estável¿, comentou. Na visão de Megale, a parada na trajetória de queda dos juros dará mais tranqüilidade ao BC para definir os próximos passos da política de juros.

A valorização do câmbio ocorrida nos últimos dias e a melhora da inflação de curto prazo deixaram o diretor do Banco Modal Alexandre Póvoa numa posição de cautela. ¿Não é possível descartar a possibilidade de a taxa cair mesmo 0,25 ponto porcentual na reunião do Copom¿, disse.

Links Patrocinados