Título: Fogo deixa meio milhão sem casa na Califórnia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2007, Internacional, p. A19

Bush declara estado de emergência e envia ajuda para combater incêndio

O incêndio que já devastou 250 mil hectares de florestas e áreas residenciais na Califórnia fez o presidente dos EUA, George W. Bush, decretar ontem estado de emergência federal em toda a região. No total, o fogo já desalojou 500 mil pessoas, reduziu a cinzas cerca de 1.600 casas e deixou dois mortos.

¿O fogo não vai parar até atingir o oceano ou até que o vento mude¿, disse Bruce Cartelli, chefe dos bombeiros de San Diego, cidade mais afetada pela tragédia e epicentro da crise dos incêndios. De acordo com os meteorologistas, no entanto, os fortes ventos continuarão a espalhar as chamas, que ontem ultrapassaram a fronteira com o México. A previsão é de dias ainda mais quentes na Califórnia. A temperatura pode chegar a 38°C na região de Los Angeles. Rajadas de quase 100 km/h pioram a situação e levam as labaredas rapidamente para regiões cada vez mais distantes.

Juan Elvira, secretário de Meio Ambiente do México, afirmou ontem que o fogo já cruzou a fronteira e chegou ao território mexicano. ¿As chamas atingiram o lado mexicano e já consomem pontes e rodovias que ligam os dois países¿, afirmou.

O governador da Califórnia, o ator Arnold Schwarzenegger, que havia declarado estado de emergência no domingo, pediu a ajuda da Guarda Nacional para combater o fogo em San Diego, onde mais de 260 mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas. ¿Essa é uma hora trágica para toda a Califórnia¿, disse o governador.

MILIONÁRIOS

Em Orange County, a fumaça obrigou a retirada de cerca de mil detentos de uma prisão e levou 10 mil pessoas a refugiar-se no estádio Qualcomm, sede do time de futebol americano San Diego Chargers. Para liberar espaço para os desabrigados em instalações militares, a Marinha americana trasladou os marinheiros para navios ancorados na região.

Nos últimos três dias, pelo menos 13 focos de incêndio espalharam-se pelo sul da Califórnia, matando 2 pessoas e deixando pelo menos 42 feridas. Somente ontem, quatro bombeiros e outras dez pessoas foram hospitalizados. Os incêndios ¿têm múltiplas frentes e avançam em diversas direções¿, disse aos jornalistas Roxannne Provaznik, porta-voz do Serviço Florestal da Califórnia.

Em Malibu, onde ficam as mansões mais ricas do Estado, milionários tiveram de abandonar suas casas levando obras de arte, jóias e outras coisas de valor que conseguiam carregar. Quem não abandonou as mansões passou o dia na varanda, observando o movimento do fogo com binóculos.

A produtora de TV Patricia Clifford está vivendo em seu BMW. ¿Não durmo desde sábado. Meu marido ficou em casa para tentar conter o fogo. Só tive tempo de pegar fotos de família e objetos de valor sentimental¿, disse Patricia.

A psicóloga Enid Zaslow também só conseguiu carregar o que coube no carro. ¿Aqui em Malibu é assim. Sempre temos problemas¿, reclamou, referindo-se ao fogo e aos deslizamentos de terra, comuns na região.

Uma mulher, que pediu para não ser identificada, disse à agência France Presse que conseguiu salvar os quadros comprados na Europa e a porcelana chinesa. ¿Tenho certeza de que minha casa não vai escapar¿, disse, enquanto mostrava as peças que lotavam o porta-malas de seu Mercedes.

Assim que declarou estado de emergência na Califórnia, Bush enviou autoridades federais especializadas em desastres para a região afetada. ¿Por toda a nação estamos preocupados com as famílias que perderam seus bens e as muitas pessoas que tiveram que ser retiradas de suas casas¿, disse o presidente. Bush visitará amanhã a região para verificar os danos.