Título: Espanha dá nova chance à OHL
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Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2007, Economia, p. B23

Empresa que ganhou concessões no Brasil estava ameaçada de perder contratos depois de seis acidentes

A empresa espanhola OHL, que venceu o leilão de cinco lotes de concessão de rodovias federais no Brasil, entre elas a Fernão Dias e a Régis Bittencourt, vive um inferno astral na Espanha. Na sexta-feira, uma parte da plataforma da estação de trem de Bellvitge, em Barcelona, afundou, abrindo um grande buraco. Não houve vítimas porque o local estava fechado. É o sexto incidente em menos de duas semanas. Os incidentes levaram à interrupção de linhas nos arredores da cidade, entre elas a que liga Barcelona ao Aeroporto El Prat. Por determinação do Administrador de Infra-Estruturas Ferroviárias (Adif), as obras foram paralisadas.

Até sexta-feira, o governo catalão dava praticamente como certa a rescisão do contrato com a OHL nas obras de construção de um trecho da AVE, que opera linhas de trens rápidos na Espanha, na cidade de Barcelona. Mas ontem a ministra de Fomento, Magdalena Alvarez, descartou essa possibilidade. Ela garantiu que essa hipótese nunca foi cogitada e que o problema será solucionado.

A ministra disse também que é necessário ter serenidade nesse momento, já que se trata de uma obra complexa. Também negou que tivesse intenção de se demitir. ¿Aos que queriam que eu saísse, já aviso que não vou. Assumi uma responsabilidade com os cidadãos e vou cumpri-la até o final.¿

O ministério e a construtora fecharam um acordo para contratação de empresas especializadas na impermeabilização de terrenos, para dar segurança às obras e evitar novos incidentes no trecho em construção. O ministério já havia aberto uma investigação para saber os motivos de tantos acidentes nos últimos meses. Além disso, as obras da empresa estão atrasadas.

Essa conjunção de fatos negativos poderá provocar uma ¿chuva de processos¿ contra a empresa por ter provocado prejuízos a outras companhias e ainda por não cumprir os contratos com o governo, avaliam especialistas. A ferrovia de alta velocidade entre Madri e Barcelona é considerada a principal obra de infra-estrutura do governo de José Luis Zapatero. Com os atrasos, o ministério encarregado das obras poderá adiar a data de entrega da linha, prevista inicialmente para 21 de dezembro.

No Brasil, a empresa espanhola viveu momentos de glória no início do mês ao vencer cinco dos sete lotes de rodovias federais ofertada. A empresa jogou o preço dos pedágios no chão e causou inconformismo entre os concorrentes, que não entenderam como a companhia conseguiu dar lances tão baixos.

Até agora, no entanto, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) não validou as ofertas e já adiou por duas vezes a divulgação do resultado. A justificativa da reguladora é que o processo de avaliação dos documentos é complexa.

AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, RENÉE PEREIRA E JAMIL CHADE