Título: Produto pode provocar náusea, vômito ou diarréia
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2007, Vida&, p. A14

Em doses concentradas, como as usadas para limpeza doméstica, a soda cáustica provoca queimadura no esôfago e no estômago, o que leva a uma inflamação aguda e até mesmo a úlceras e sangramentos. No entanto, em quantidades diluídas, como no caso do leite adulterado encontrado em Minas, os efeitos são bem menos nocivos.

De acordo com o médico Dan Linetzky Waitzberg, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Grupo de Nutrição Humana (Ganep), as reações mais comuns a quem ingeriu a bebida podem ser inflamações na mucosa do esôfago e do estômago, que fazem com que a pessoa sinta náuseas, vômitos ou diarréia.

¿É pouco provável que a pessoa apresente algum problema mais grave. No máximo, ela pode desenvolver uma gastrite ou uma pequena inflamação porque está diluído¿, explica o médico. ¿A intensidade da reação depende muito da pessoa. Um idoso ou uma criança têm resistência menor do que um adulto¿, complementa. Em relação à água oxigenada, também encontrada no produto, o médico diz que as conseqüências são menores. ¿Eles devem ter colocado para clarear. Mas, como é um produto instável em meio líquido, ela perde sua ação ao ser misturada ao leite.¿

Mesmo assim, ¿no leite não pode haver nenhuma outra substância que não seja leite¿, afirma Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite. ¿Qualquer outra coisa que for adicionada, inclusive água, é fraude, é crime¿, diz. Para orientar o consumidor, ele afirma que, ao comprar o produto, se deve sempre olhar na embalagem para verificar se a marca passou pelo Serviço de Inspeção Federal.