Título: Brincadeira teria causado incêndio na Califórnia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2007, Internacional, p. A19

Garoto admite ter dado início a chamas que destruíram 21 casas e obrigaram 1 milhão de moradores a fugir

Los Angeles - Um garoto brincando com fósforos teria iniciado o incêndio que consumiu mais de 15 mil hectares e destruiu 21 casas no norte do Condado de Los Angeles, na Califórnia (EUA), de acordo com autoridades locais. O nome e a idade do rapaz não foram divulgados - nem mesmo se se tratava de uma criança ou um adolescente. De acordo com a agência Reuters, ele seria um pré-adolescente.

O garoto teria narrado o episódio que deu início às chamas num depoimento no dia 22, um dia depois de o fogo ter-se espalhado, segundo a xerife Diane Hecht. ¿Ele admitiu que estava brincando com fósforos quando, acidentalmente, deu início ao incêndio¿, afirmou Diane. Depois do depoimento, o menino foi liberado, mas ele ainda deverá se apresentar na procuradoria do condado para confirmar a história. Diane disse não saber se o garoto chegou a ser formalmente indiciado.

Nas últimas semanas, incêndios florestais alastraram-se com a ajuda de fortes ventos, destruindo mais de 2 mil casas na Califórnia e matando 14 pessoas. Cerca de 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas e uma área de aproximadamente 150 quilômetros quadrados ficou sem luz. Estima-se que os prejuízos ultrapassem US$ 2 bilhões. Entre os desalojados estavam celebridades como o diretor de cinema James Cameron e os atores Mel Gibson e Olivia Newton-John.

O foco de incêndio supostamente iniciado pelo menino até agora estava sendo atribuído a um curto-circuito em cabos elétricos. O fogo teve início no dia 21 ao norte da cidade de Los Angeles e se espalhou rapidamente por causa dos ventos que atingem a região.

O presidente americano, George W. Bush, visitou a região dos incêndios há seis dias ao lado do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Bush garantiu que seu governo ¿está fazendo o possível para conter a situação¿.

INCÊNDIOS CRIMINOSOS

O FBI investiga focos de incêndio aparentemente criminosos e já prendeu cinco suspeitos. Uma recompensa de US$285 mil foi oferecida por informações que possam levar a prisão de algum responsável. Segundo a polícia, em Orange County - onde ocorreu um dos maiores incêndios - o fato de o fogo ter começado em três pontos diferentes é um forte indício de que seria intencional.

As chamas estavam contidas ontem no Condado de Los Angeles, mas ainda haviam alguns focos nos de San Diego e de Orange. A estimativa é a de que a situação esteja controlada até o final da semana. Autoridades locais também anunciaram ontem uma melhora na qualidade do ar em quase toda a Califórnia. De acordo com os órgãos de saúde pública, apenas os habitantes do sul do Estado deveriam evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre.

Os incêndios na Califórnia são o primeiro desastre natural de grande proporção a ocorrer nos EUA desde o furacão Katrina, em 2005.

Links Patrocinados