Título: Tucanos da Câmara criticam governismo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Nacional, p. A4

A irritação dos deputados do PSDB com os senadores do partido por causa das negociações com o governo em torno da CPMF foi traduzida em números. Levantamento dos tucanos na Câmara aponta o grau de ¿oposicionismo¿ e de ¿governismo¿ das duas bancadas. Nas votações realizadas de fevereiro até este mês, o PSDB da Câmara votou a favor em 20,2% dos projetos defendidos pelo governo e 79,8% contra os interesses do presidente Lula. Já os senadores tucanos ficaram junto com o governo em 56,52% das votações e contra em 43,48%.

¿Não sei como se passam as coisas no Senado. Nossa condição de deputados representantes do povo e a importância do partido têm sido fatores de união da bancada¿, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP).

O clima de tensão ficou claro na reunião da Executiva Nacional, na terça-feira. Deputados pediram aos senadores que não fossem a almoço marcado para hoje com o ministro Guido Mantega (Fazenda). ¿Na Câmara, o governo nos esnobou e o PSDB não pode ter uma posição dúbia. Vota contra a CPMF na Câmara e negocia no Senado?¿, questionou Waldir Neves (MS). O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), ponderou que a bancada não poderia recusar o convite.