Título: Petistas fazem corrida para ver quem aprova antes
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Nacional, p. A4

O governo teve de agir rápido ontem para impedir uma disputa entre o senador Tião Viana (PT-AC) e seu colega de partido, deputado Arlindo Chinaglia (SP), presidente da Câmara. Ambos médicos, os dois estavam dispostos ontem a aprovar propostas de regulamentação da Emenda 29 que definem o que é ação e serviços de saúde, medida indispensável para evitar que gestores usem artifícios para garantir que atingiram o piso de saúde.

A disputa pela autoria da façanha já se desenhava há alguns meses. Na campanha para presidência da Câmara, Chinaglia havia prometido rapidez na aprovação da regulamentação. Viana é o autor do projeto de lei que regulamenta a emenda, proposto duas vezes: em 2002 e 2007.

¿É uma disputa saudável, o importante é se chegar a um consenso¿, afirmou a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), presidente da Comissão de Assuntos Sociais, que aprovou o projeto de Viana. Secretários de saúde que foram ontem ao Congresso divertiam-se com a corrida pela aprovação. Pela manhã, quando havia previsão de que as duas Casas votariam simultaneamente o mesmo assunto, estava acertado que os secretários dividiriam-se em dois grupos: um atuaria na Câmara, outro no Senado.

Agora, com a interferência do Palácio do Planalto, as duas Casas devem trabalhar por um texto único. Quem aprovar primeiro, ganha a paternidade da criança.