Título: Renan afirma que sexta acusação não tem base
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Nacional, p. A6

O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entregou ontem a cada um dos senadores uma cópia da sua defesa na sexta representação pedida contra ele - e suspensa anteontem pela Mesa Diretora. Segundo a denúncia, baseada em reportagem do Estado , Renan favoreceu uma empresa fantasma do ex-assessor José Albino Gonçalves com uma emenda ao Orçamento de R$ 280 mil.

O presidente licenciado afirma que a nova representação, apresentada pelo PSOL, baseia-se ¿em reportagem jornalística sem qualquer base concreta¿. Ele anexou à defesa uma gravação de vídeo mostrando entrevistas com supostos moradores de casas populares - obra que motivou a emenda parlamentar. A defesa está assinada pelo novo advogado do senador, José Fragoso Cavalcanti.

Renan acusa a presidente do PSOL, ex-senadora Heloísa Helena,sua inimiga política em Alagoas, de agir em função de divergências políticas locais. Sua defesa trata a denúncia como ¿disputa eminentemente local para angariar popularidade¿.

¿Falta fundamento, mínimo que seja, a esta mais recente falta de imputação¿, diz a defesa do senador, texto que ainda defende o repasse de verbas de emendas para ¿obras e investimentos de alto cunho social¿.

Nos documentos anexados foi incluído o relatório de uma visita técnica à obra. Não há, porém, dados concretos sobre a conclusão das casas.