Título: PSDB fará prévias para Presidência
Autor: Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Nacional, p. A8

Teste inicial para primárias em 2010 será realizado para escolher candidato a prefeito de João Pessoa no ano que vem

A Executiva Nacional do PSDB, reunida anteontem à noite, decidiu que o partido realizará eleições primárias para escolher seus candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais em 2010. Se o cenário atual se mantiver até lá, devem disputar a chapa tucana para presidente os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais.

As eleições municipais de 2008 servirão como um primeiro teste para a adoção das primárias, especificamente a escolha do concorrente tucano à Prefeitura de João Pessoa (PB). Isso se houver mais de um candidato do partido ao cargo.

¿Precisamos criar regras que sejam compatíveis com a sustentação de um grande partido¿, disse o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), que apresentou a proposta. ¿Somos a principal força de oposição do País e devemos fazer com que o cidadão se sinta representado pelas ações da legenda.¿

Para o presidente tucano, a realização de prévias torna a escolha dos candidatos mais transparente. Hoje, a definição dos nomes é um processo restrito à cúpula partidária.

O universo de eleitores que vão participar das primárias ainda não está definido. Também não foi acertada nenhuma data para essas prévias. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendeu a idéia de que tenham direito a voto todos os eleitores e não apenas os filiados ao PSDB. ¿É uma medida que pode sacudir o partido e evita o cartorialismo partidário¿, argumentou.

UNIÃO

Outro objetivo da proposta de fazer primárias é unir a militância em torno dos candidatos escolhidos. É uma tentativa de evitar campanhas problemáticas, como foi a do ex-governador paulista Geraldo Alckmin à Presidência, em 2006. A derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atribuída, entre outros motivos, ao racha no PSDB causado pela disputa entre Alckmin e Serra pela candidatura - que teria resultado em falta de mobilização nas ruas.

Um dos potenciais postulantes para 2010, Aécio já disse publicamente que é favorável às primárias. Serra, que rejeitou a realização de prévia com Alckmin em 2006, também já se colocou como defensor da tese.