Título: Woodrow Wilson Center premia Jorge Gerdau e Zilda Arns
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Nacional, p. A10

Empresário e criadora da Pastoral da Criança pedem mobilização da sociedade e cobram políticas públicas

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, receberam na noite de terça-feira o Prêmio Woodrow Wilson, concedido internacionalmente pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars, instituto voltado para o debate de políticas públicas sediado em Washington. A homenagem, prestada em um jantar para 310 pessoas no Hotel Unique, em São Paulo, tem por objetivo distinguir personalidades nas áreas de cidadania corporativa e serviço público.

Apoiados na tese de que a sociedade não deve se eximir da responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do País, os dois homenageados também cobraram do governo políticas capazes de reduzir desigualdades sociais e gerar o crescimento sustentável.

Escolhida como referência na prestação de serviço público, Zilda Arns dedicou o prêmio aos voluntários da Pastoral da Criança. ¿Debater as políticas públicas nas comunidades e participar do controle social promovem a cidadania e motivam governos a melhor administrar os recursos que pertencem ao povo em favor dos que mais necessitam¿, afirmou. Antes da cerimônia, ela insistiu em que esses esforços são insuficientes sem educação de qualidade no País. ¿O Brasil só vai promover o verdadeiro desenvolvimento social se investir na educação de qualidade e na educação integral. Ainda não existe isso.¿

Homenageado na categoria cidadania corporativa, Gerdau manteve o tom político. O presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau disse que falta ao setor público incorporar o conceito de governança já presente no meio privado. ¿Quanto se tem discutido sobre a necessidade de governança no setor público?¿, indagou. ¿Não acredito que um presidente possa trabalhar com 30 e tantos ministros¿, completou, em referência ao ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O atual modelo de gestão pública, segundo ele, não é de responsabilidade exclusiva do governo atual, mas está na origem de ¿apagões¿ ocorridos no País.

Gerdau cobrou a realização das reformas política, tributária e previdenciária, mas reconheceu avanços do governo no controle inflacionário e na redução de juros. Ao comentar o sistema eleitoral, elogiou decisões judiciais sobre fidelidade partidária, mas disse que ainda há um ¿longo caminho¿ a percorrer. E criticou o peso dos tributos sobre a economia e a sociedade. ¿Continuamos exportando impostos e a carga tributária entre os mais pobres é insustentável.¿

HOMENAGEM

O Prêmio Woodrow Wilson foi entregue pela primeira vez no Brasil no ano passado. Na ocasião, o jornalista Ruy Mesquita, diretor de Opinião do Estado, e o presidente da Embraer, Maurício Botelho, foram homenageados nas categorias de serviço público e cidadania corporativa, respectivamente.

Mesquita esteve entre os participantes da premiação de terça-feira. A cerimônia teve ainda a presença do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, além de empresários, diplomatas e líderes nacionais e internacionais, como o embaixador norte-americano Clifford Sobel. Na ocasião, Serra elogiou o trabalho de Zilda e endossou o discurso de Gerdau. ¿Foi um excelente discurso. Temos aí uma pauta ampla¿, disse.

O Woodrow Wilson International Center foi criado em 1968 pelo Congresso dos EUA para estimular o debate de políticas públicas. No ano passado, a entidade - para promover o debate e o intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos - criou o Brazil Institute, dirigido pelo ex-correspondente do Estado em Washington Paulo Sotero. No jantar de terça-feira, foram arrecadados US$ 300 mil para a manutenção e expansão do instituto.