Título: Vacina contra dengue será testada em janeiro
Autor: Sant¿Anna, Emilio
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2007, Vida&, p. A24

A partir de janeiro, o Instituto Butantã começará a testar uma vacina contra a dengue em seres humanos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o instituto, a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde, o National Institute of Health (NIH, dos EUA) e a Fundação Path - comandada pelo magnata americano Bill Gates.

Ontem, pesquisadores do NIH estiveram no Butantã para conferir os resultados da fase de testes pré-clínicos da vacina. O estudo demonstrou que, em macacos, a vacina teve eficácia de 100%.

O produto deverá ser eficaz contra os quatro tipos de vírus da dengue. No Brasil, até o momento, circulam os tipos 1, 2 e 3. Ao ser infectada uma vez, a pessoa fica imune ao sorotipo que a contaminou, mas pode ser infectada pelos demais. A dengue hemorrágica normalmente ocorre na segunda infecção.

O Butantã é a instituição de pesquisa em estágio mais avançado de desenvolvimento de uma vacina contra a dengue. A tecnologia para a produção da vacina é similar à aplicada nas de raiva e rotavírus, já produzidas no centro de pesquisas.

¿Nessa primeira fase, a vacina será testada em adultos saudáveis para medirmos a segurança¿, diz Isaías Raw, presidente do instituto.

A fase seguinte de testes começará por volta de setembro de 2008, quando as infecções começam a aumentar. ¿Esperamos que ela esteja disponível até 2010, o que é uma corrida contra o tempo¿, diz Raw.

Links Patrocinados