Título: Risco de recessão nos EUA é inferior a 50%, diz Greenspan
Autor: Newswires, Dow Jones
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2007, Economia, p. B5

Mas ex-presidente do Fed está pessimista com imóveis

As chances de a economia dos Estados Unidos entrar em recessão são menores do que 50%, ainda que os preços dos imóveis devam recuar ainda mais, pressionando os gastos dos consumidores, avaliou o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Alan Greenspan, em discurso transmitido por videoconferência de Milão. 'O impacto do declínio da prosperidade imobiliária deverá brecar os gastos dos consumidores.'

Greenspan afirmou também que os preços elevados e crescentes do petróleo 'suprimiram a atividade econômica por toda a parte'.

SUPERFUNDO

Greenspan disse que está inclinado a ser cético em relação ao sucesso do chamado superfundo e reconheceu que não está inteiramente certo sobre o que está envolvido nesse esforço. O Master Liquidity Enhancement Conduit (MLEC) tem como objetivo dar liquidez aos ativos de veículos de investimentos estruturados problemáticos.

O ex-presidente do Fed revelou que sua sensação é a de que o fundo de cerca de US$ 75 bilhões está 'de alguma forma tentando acelerar o processo para que os mercados de commercial papers (um tipo de título de renda fixa) lastreado em ativos possam voltar a funcionar normalmente de forma plena'.

'Estou pronto a entender o que especificamente eles têm em mente', disse Greenspan a líderes empresariais na conferência 2007 Midwest ACG Capital Connection, em Chicago. O fundo, proposto pelo Citigroup, pelo Bank of America e pelo JPMorgan, ilustra a tentativa de aliviar a crise nos mercados de crédito.