Título: Se não aprovar, o povo perde
Autor: Darcie, Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2007, Nacional, p. A5
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem estar ¿tranqüilo¿ em relação à aprovação da CPMF no Senado. ¿Eles sabem que, se não aprovar, quem vai perder é o povo brasileiro. Eu só quero que as pessoas compreendam que quem precisa da CPMF não é o presidente da República, quem precisa da CPMF é o Brasil¿, declarou, durante visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás, na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio.
O presidente citou também o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entre os projetos que estariam ameaçados, caso o imposto não seja mantido. ¿Além do que, nós temos um PAC que não é pouca coisa. São R$ 504 bilhões até 2010, dos quais, grande parte, com obras já iniciadas, com projetos já contratados, com licitações já feitas.¿
No Congresso, a próxima semana será dedicada às audiências públicas. Os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Paulo Bernardo, do Planejamento, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e José Gomes Temporão, da Saúde, foram convidados para encerrar as audiências, na quinta-feira.
Na terça-feira participarão o tributarista Ives Gandra, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, o economista Samuel Pessoa e representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).