Título: Aécio cobra união do PSDB na eleição de 2010
Autor: Chade, Jamil; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2007, Nacional, p. A7

Zurique - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), cobrou ontem a união dos tucanos para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. Em entrevista em Zurique, na Suíça, ele disse que o PSDB não pode ¿se aventurar¿ em candidaturas sem naturalidade e unidade, citando as derrotas de 2002 e 2006. Aécio foi à Suíça, com outros 11 governadores, incluindo o paulista José Serra - derrotado na eleição presidencial de 2002 -, para o anúncio do país-sede da Copa de 2014.

À tarde, depois de muita insistência dos jornalistas, Serra comentou o assunto. Disse que o partido deve evitar divergências em 2010 e frisou que ele e Aécio estarão juntos. Mas ponderou: ¿É muito cedo para falar de 2010.¿ Nesse momento, Aécio apareceu e, em tom de brincadeira, Serra perguntou: ¿Você falou mal de mim?¿ O governador mineiro respondeu: ¿De você eu só falo bem.¿

Na entrevista concedida horas antes, o tom de Aécio havia sido outro: ¿O PSDB estará unido, até porque tem juízo¿, disse. ¿Já apanhamos tanto, perdemos duas eleições seguidas. O PSDB não pode entrar numa aventura.¿ E se explicou: ¿Tivemos em determinados momentos candidaturas que não atingiram uma dose de naturalidade. Foram dois candidatos excepcionais e dos mais bem preparados do País, o Serra e o Geraldo, mas naquele momento não eram candidaturas naturais.¿ O ex-governador Geraldo Alckmin foi derrotado pelo presidente Lula na disputa de 2006.

A Executiva do PSDB já anunciou que fará eleições primárias para escolher seus candidatos à Presidência e aos governos estaduais. A eleição do ano que vem em João Pessoa servirá como primeiro teste.

SEM LULA

Aécio disse, ainda, que a novidade da próxima eleição presidencial será a ausência de Lula, ignorando as articulações de petistas sobre um terceiro mandato. ¿O presidente termina seu mandato em 2010 e nós temos de nos preparar para disputar e com boas chances¿, afirmou. ¿Depois de 40 anos, pela primeira vez vamos ter uma eleição direta sem o Lula. Depois do Jânio, não tivemos nenhuma eleição direta sem o Lula.¿