Título: Premiê de Israel revela que tem câncer de próstata
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2007, Internacional, p. A16
Olmert diz que tumor está em estágio inicial e será operado em meses
REUTERS, AP, AFP, EFE E NEW YORK TIMES
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, de 62 anos, revelou ontem que está com câncer de próstata, mas disse que a doença não ameaça sua vida, nem prejudicará seu trabalho como chefe de governo. Ele acrescentou que se submeterá a uma cirurgia nos próximos meses.
Falando calmamente durante uma entrevista coletiva em Jerusalém, Olmert disse que os médicos descobriram na semana passada um tumor microscópico em sua próstata durante um exame anual. Segundo Olmert, o tumor está nos estágios iniciais e não há a presença de metástase. ¿Os procedimentos cirúrgicos devem ocorrer nos próximos meses¿, disse o premiê israelense.
Um médico que estava ao lado de Olmert disse que o índice de sobrevivência que envolve esse tipo de tumor é extremamente alto. ¿Essa é uma doença curável, sem a necessidade de um tratamento posterior¿, disse o doutor Kobi Ramon, referindo-se à quimioterapia e à radioterapia.
Ele explicou que os médicos planejam remover toda a próstata durante a cirurgia e Olmert deverá ficar hospitalizado por três dias. O premiê ficará em casa durante o período de recuperação, durante o qual poderá continuar trabalhando. A chanceler Tzipi Livni substituirá Olmert enquanto ele estiver incapacitado.
O anúncio foi feito em um momento sensível na diplomacia para o Oriente Médio, com Olmert e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas - que também já teve câncer de próstata - tentando reduzir suas divergências antes da conferência de paz que os EUA estão organizando.
A Casa Branca anunciou ontem que o diagnóstico de câncer de próstata de Olmert não é razão para adiar a conferência, que deve ocorrer no fim do mês ou no início de dezembro em Annapolis, Maryland. ¿Obviamente, desejamos que se recupere. Parece que (o tumor) foi detectado cedo e, portanto, (Olmert) tem uma excelente possibilidade de superá-lo¿, disse a porta-voz presidencial Dana Perino.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, a secretária Condoleezza Rice telefonou a Olmert para desejar-lhe uma rápida recuperação. O vice-premiê israelense, Haim Ramon, disse que a cirurgia de Olmert será realizada após a conferência, acrescentando que o primeiro-ministro não poderá viajar por três semanas após a cirurgia.
Os líderes israelenses tradicionalmente mantêm em segredo seus problemas pessoais e de saúde, mas isso mudou depois que o antecessor de Olmert, Ariel Sharon, sofreu um derrame em janeiro de 2006, que o deixou em coma até hoje.
Com sua popularidade em baixa, Olmert luta para melhorar sua imagem, que piorou depois da guerra do ano passado no Líbano contra o grupo radical xiita Hezbollah e de uma série de escândalos de corrupção.
Links Patrocinados