Título: Petrobrás admite investir em mais um campo de produção de gás na Bolívia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2007, Economia, p. B7
A Petrobrás admite a possibilidade de voltar a investir na Bolívia, caso a situação do país se estabilize. Segundo o gerente executivo para o Cone Sul, Décio Odone, a alternativa é ¿avaliada dia a dia¿. Odone confirmou que a estatal poderá vir a operar o campo de produção de gás Itaú, da francesa Total, ao norte do campo de San Alberto, operado pela Petrobrás.
O executivo descartou que já esteja sendo negociada uma compra, como chegou a ser noticiado. ¿O que existe é uma pendência jurídica, que vem se arrastando há cerca de dez anos.¿ Há uma dúvida, segundo ele, sobre a possibilidade de as reservas geológicas serem as mesmas. ¿Se isso ficar comprovado, teremos de fazer um novo contrato¿, explicou, negando os rumores de que a Petrobrás estaria comprando os ativos da Total na Bolívia, como anunciado pelo assessor especial da presidência da República, Marco Aurélio Garcia. ¿É uma discussão. Não significa que a Petrobrás esteja comprando os ativos. Não está e não vai.'
¿Desde que os contratos de exploração e produção dos campos foram normalizados, em maio, as condições naquele país voltaram a se normalizar. Na medida em que isso acontece, podemos avaliar novos investimentos¿, disse Odone, esclarecendo que não há nada de concreto sendo estudado.
O executivo não quis comentar sobre possíveis negociações no encontro marcado para o início de novembro, que reunirá autoridades bolivianas, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.