Título: Cisco defende modelo de parceria adotado no Brasil
Autor: Godoy, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2007, Economia, p. B8
Empresa diz em nota que distribui seus produtos por terceiros em 80% dos negócios fechados no mundo
A Cisco Systems usa ¿há anos parceiros¿ para distribuir seus produtos em 80% de seus negócios fechados no mundo. A multinacional americana de informática, acusada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF) de ser a beneficiária de um esquema de empresas fantasmas e laranjas que deu um prejuízo ao governo de R$ 1,5 bilhão em fraudes e sonegação fiscal, defendeu ontem em nota oficial sua atuação por meio de vendas indiretas no mercado brasileiro, mesmo sistema de distribuição adotado em todo o mundo. ¿Esse modelo amplamente utilizado não é inadequado.¿ No Brasil, ¿mais de 90% dos negócios da Cisco fluem através de parcerias com canais de distribuição¿.
Ao mesmo tempo em que defendeu seu sistema de negócios, a empresa afirmou que seu ¿planejamento fiscal¿ inclui o ¿respeito às leis e práticas tributárias e de importação¿. A Cisco afirmou cobrar de revendedores e distribuidores a mesma postura, mas disse que ¿nenhuma corporação engajada em um modelo de vendas indiretas pode endossar ou controlar diretamente todas as ações de seus distribuidores¿.
Além da multinacional, a Mude Comércio e Serviços Ltda., distribuidora da Cisco no Brasil, está no centro do escândalo fiscal. Dos nove suspeitos no caso que continuam presos, cinco são sócios ou diretores da Mude e só um executivo é ligado à Cisco.
Trata-se de Carlos Roberto Carnevali, integrante da organização global de Estratégia e Planejamento da Cisco. ¿Se ocorreram fraudes fiscais nas empresas que distribuem ou revendem nossos produtos, não somos necessariamente responsáveis por essas ações¿, afirmou a Cisco em sua nota oficial.
A Cisco disse que emprega 250 pessoas no Brasil e planeja novos investimentos no País. O mercado brasileiro representa 1% da vendas da Cisco em todo o mundo. Segundo a Cisco, a decisão de usar o modelo de vendas indiretas se deve ao fato de ele permitir ¿escalonar seus negócios e crescer em regiões novas e emergentes¿.
Com ele, os ¿revendedores locais de valor agregado¿ podem customizar e ¿acrescentar seus próprios produtos e serviços adaptados aos usuários finais daquele mercado¿. Por fim, a Cisco informou que fabricantes de todos os tipos de equipamentos - de carros a computadores - utilizam esse modelo de vendas, ¿comum no mercado de tecnologia¿.
Links Patrocinados