Título: Piloto da TAM diz que teve de evitar colisão
Autor: Décimo, Tiago
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2007, Metrópole, p. C5

Comandante disse a passageiros que foi obrigado a desviar de outro avião

Os passageiros do vôo 3813 da TAM que ia de Palmas para São Paulo, com escalas em Brasília e Goiânia, foram surpreendidos por uma manobra ¿brusca¿. O avião e já sobrevoava o Distrito Federal quando ocorreu o incidente. Segundo o médico Frederico Henrique de Melo, de repente, o Airbus subiu bruscamente, dando um susto nos passageiros. Melo conta que depois o comandante se desculpou, justificando que tomou a medida para evitar uma colisão com outra aeronave, o que poderia causar ¿um acidente com proporções graves¿.

Quando o avião pousou em Brasília, o piloto informou o ocorrido aos controladores. Segundo a TAM, o piloto seguiu as informações fornecidas pelo sistema anticolisão (TCAS) do avião e que não expôs os passageiros a perigo. A Assessoria de Imprensa da Aeronáutica informou que o Cindacta-1 (Brasília) analisou as imagens de radar e ¿não encontrou nenhuma aeronave que oferecesse risco ao avião, no raio de 20 milhas (32 quilômetros)¿.

Segundo um oficial ouvido pelo Estado, uma hipótese é que o piloto tenha recebido um ¿falso alarme¿ por uma falha do TCAS.