Título: Aliados e oposição divulgam nota contra 're-reeleição'
Autor: Nossa, Leonencio; Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2007, Nacional, p. A8

Presidentes de dez partidos divulgam nota para enterrar especulação sobre emenda que libera terceiro mandato

Presidentes de dez partidos - PT, PMDB, PSDB, DEM, PP, PC do B, PSB, PPS, PTC e PSC - divulgaram nota ontem em que se posicionam contra um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No texto de sete linhas, os dirigentes tentam enterrar especulações sobre manobras para aprovar no Congresso uma emenda à Constituição, que permitiria a ¿re-reeleição¿ para presidente da República, governadores e prefeitos.

¿Essa nota é uma pá de cal sobre o assunto terceiro mandato¿, disse o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. ¿Não está na pauta de nenhum partido político a discussão do terceiro mandato¿, avaliou o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), um dos articuladores do comunicado.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), acrescentou que ¿não está na agenda do Brasil nada parecido com o que está acontecendo na América Latina¿, em uma referência às mudanças promovidas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na Constituição do país. Entre as medidas anunciadas estão sua perpetuação no poder com a permissão infinita para reeleição.

A nota foi divulgada cinco horas depois de Lula ter chamado a atenção do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) e determinado o fim da polêmica em torno de um terceiro mandato.

A maioria dos signatários da nota defendeu também o fim da reeleição. ¿Mas isso é outro tema e não tem nada a ver com o terceiro mandato. Não discutimos isso¿, disse o presidente do PMDB.

Temer começou a articular anteontem a nota conjunta contra mais uma reeleição para o presidente. Por telefone, o peemedebista conversou com os demais presidentes de partidos e propôs a elaboração do comunicado. ¿Foi uma unanimidade robusta contra reeleição. Não vejo como prosperar a tese do terceiro mandato¿, afirmou.

No momento da divulgação da nota, oito presidentes de partidos haviam assinado o comunicado. No fim da tarde, o texto contou ainda com a adesão do PPS e do PTC.

PAUTA

A tese do terceiro mandato também foi tema da reunião ontem entre Chinaglia e líderes partidários, que discutiram a pauta da Câmara para esta semana.

¿O filho está sem paternidade. São os ventos da Venezuela que começam a soprar de lá para cá, mas não temos interesse nisso¿, disse o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE).