Título: O dia em que uma foto parou a Câmara
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2007, Nacional, p. A19

Exposição mostrava travesti seminu

A foto do travesti Rogéria seminu, usando apenas camisa, gravata e salto alto provocou o maior rebuliço no fim da tarde de ontem, no Salão Negro da Câmara. Ao encontrar a imagem de Rogéria entre os 24 pôsteres da exposição Heróis, do fotógrafo Luiz Garrido, a chefe do setor de Relações Públicas da Câmara, Sílvia Mergulhão, chamou a atenção dos organizadores. Segundo Sílvia, a foto não poderia ser exposta, sob pena de a Câmara ser processada com base nos artigos 17 e 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que tratam da integridade física, psíquica e moral dos menores de idade.

Foi aí que começou a confusão. O chefe de gabinete da Diretoria-Geral da Casa, Pedro Pelegrini, pediu à curadora da mostra, Karla Osório, que retirasse a foto, mas ela argumentou que não poderia censurar uma peça da exposição e, nesse caso, todas as fotos seriam retiradas. Uma solução provisória e inusitada resolveu parcialmente o impasse: a foto de Rogéria foi escondida em uma espécie de cabine, montada com um tapume de madeira. Na entrada, um aviso aos visitantes: ¿Por determinação da Câmara dos Deputados, esta cabine acolhe a fotografia de Rogéria, cuja exibição aberta ao público não foi permitida.¿

¿Vai me desculpar, é um seminu artístico, não é uma ofensa nem uma violação ao estatuto. Mas vamos explicar o que aconteceu e vai ficar mal para a Câmara. Se tivesse considerado com naturalidade, passaria batido¿, disse Karla. ¿Essa foto tem mais de dez anos, já foi exposta em vários lugares e isso nunca aconteceu¿, disse, surpreso, o fotógrafo Luiz Garrido.

Mas Pelegrini ainda não está convencido de que a cabine resolve o problema. ¿Um croqui da exposição deveria ter sido enviado antes à Câmara e não foi. Fomos surpreendidos com uma foto artística, bonita e tudo, mas temos centenas de crianças que visitam a Câmara, de seis, sete anos de idade. Aqui não é o local adequado para exibir a foto¿, afirmou o chefe de gabinete, que prometeu levar o problema ao diretor-geral, Sérgio Sampaio. ¿Eles devem ter outras fotos, até mais bonitas. O biombo chama ainda mais atenção da criança. Vou defender a tese de que a foto seja retirada e, se não for, que a exposição seja cancelada.¿

Fora da cabine, a exposição mostra retratos de personalidades que vão de Fernando Collor, Armando Falcão e Antonio Carlos Magalhães a Tom Jobim, Cauby Peixoto e o craque Didi, passando por Betinho, Zagallo e o presidente Lula fumando um charuto, envolto numa nuvem de fumaça.