Título: País produzirá única droga contra Chagas
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2007, Vida&, p. A30

2 bilhões de comprimidos/ano serão fabricados por laboratório estadual

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) passará a abastecer o Ministério da Saúde com o único medicamento para tratar a doença de Chagas. O primeiro lote do remédio, o benozinadazol, já foi fabricado e o segundo começa a ser feito na próxima semana. A produção será suficiente para abastecer tanto o Brasil quanto o mercado mundial. ¿Serão 2 bilhões de comprimidos ao ano¿, afirmou o diretor-técnico industrial do Lafepe, Davi Santana.

A produção do medicamento não trará lucros significativos para o laboratório. Também não houve grande avanço tecnológico. ¿A razão fundamental de iniciarmos a produção é estratégica¿, disse Santana. ¿Trata-se de uma doença negligenciada, com grande número de casos no Brasil.¿

O País responde por 25% do consumo mundial da medicação, de 2 milhões de comprimidos por ano. A produção no Brasil é fruto de negociação com a Roche, detentora da patente. A empresa transferiu a licença da tecnologia para produção em 2005, o que equivaleria a uma doação de US$ 1 milhão.

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. O medicamento deve ser usado na fase aguda da enfermidade. Caso o tratamento não seja feito, há a tendência de evolução para as formas crônicas, que podem ser a cardíaca ou a digestiva.

Nos últimos anos, o Brasil passou a registrar um aumento significativo de casos de doença de Chagas aguda, provocada pela ingestão de alimentos contaminados. Entre janeiro e outubro, 100 casos foram confirmados de contaminação, principalmente por açaí, e 4 pessoas morreram.