Título: Chávez denuncia 'traição' de ex-ministro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2007, Internacional, p. A14
Raúl Baduel, que havia qualificado reforma constitucional de `golpe de Estado¿, diz que teve sua escolta retirada
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificou de ¿traidor¿ o general da reserva Raúl Baduel, ex-ministro da Defesa que convocou segunda-feira uma entrevista coletiva para dizer que o projeto de reforma constitucional de Chávez equivale a um golpe de Estado. ¿Estou surpreendido não tanto por Baduel assumir essa posição, mas pelo modo como fez isso¿, disse Chávez. ¿Até em seu rosto havia ódio.¿
Baduel teve papel-chave na restituição de Chávez ao poder após um golpe fracassado da oposição, em 2002. Ele esteve à frente da Defesa de 2006 até julho de 2007 e, antes disso, foi chefe do Exército. Ontem, numa conferência sobre o projeto de reforma da Carta em Anzoátegui, Baduel disse não se importar com as acusações do presidente contra ele e mostrou disposição de seguir carreira política: ¿Não descarto concorrer em alguma eleição.¿ Baduel confirmou que sua escolta foi retirada e disse que quem tomou essa decisão deve estar consciente de sua responsabilidade caso algo ocorra com ele ou sua família.
O texto da reforma da Carta foi aprovado pela Assembléia na semana passada e será submetido a referendo no dia 2.
CHENEY `IGNORANTE¿
Discursando para partidários em Caracas, Chávez zombou ontem do vice-presidente americano, Dick Cheney, que no fim de semana se referiu equivocadamente a ele como presidente peruano. ¿Como aqueles que estão governando os EUA são um monte de ignorantes, ele acredita que sou presidente do Peru¿, disse Chávez, rindo.
Links Patrocinados