Título: Sarkozy chega aos EUA para visita de dois dias
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2007, Internaciona, p. A15

Reuters e AP, Washington

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chegou ontem a Washington para dois dias de visita oficial aos EUA. Acompanhado de quatro ministros, entre eles o chanceler Bernard Kouchner, ele discursou para empresários, condecorou combatentes da 2ª Guerra Mundial, encontrou-se com o prefeito da cidade, Adrian Fenty, e jantou com o presidente George W. Bush na Casa Branca.

A visita de Sarkozy aos EUA - a primeira oficial, como presidente da França - servirá para reaproximar os dois países, que se mantiveram distantes enquanto Jacques Chirac ocupou a presidência e usou o peso do cargo para se opor à invasão americana ao Iraque.

Hoje ele discursará no Congresso. Segundo uma fonte diplomática francesa, Sarkozy dirá que a França voltou a ter uma ¿visão correta do mundo¿ e pedirá aos EUA que assumam a liderança na luta contra o aquecimento global.

Antes de embarcar para os EUA, o presidente da França prometeu voltar ao Chade para garantir a libertação de mais um grupo de franceses acusado de tentar seqüestrar 103 crianças no país africano. Um ministro chadiano, no entanto, afirmou que os suspeitos deverão ser julgados no país.

No domingo, Sarkozy conseguiu a libertação de quatro comissárias de bordo espanholas e três jornalistas franceses que acompanhavam membros da ONG francesa Arca de Zoé, que levaria as crianças para a adoção na Europa.

Links Patrocinados