Título: Comgás diz que prioridade é consumidor residencial
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2007, Economia, p. B6
A Comgás, maior distribuidora de gás natural do País e responsável pelo fornecimento do Pólo de Santa Gertrudes, se prepara para apostar agora no mercado residencial. O diretor vice-presidente da companhia, Sérgio Luiz da Silva, afirmou ao Estado no início da semana passada que o mercado industrial de São Paulo já está desenvolvido.
Segundo ele, os investimentos em expansão da rede para consumidores residenciais devem atingir R$ 500 milhões. Hoje, a Comgás distribui em São Paulo 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia; 85% desse total é utilizado em processos industriais, entre os quais, cozimento das placas cerâmicas de Santa Gertrudes.
Apenas 2% do consumo de gás na área da Comgás é residencial e comercial. Silva garante que esses consumidores, bem como os usuários de veículos movidos a gás, não deverão ser atingidos por qualquer problema no fornecimento. ¿É fundamental que essa garantia seja dada aos consumidores.¿.
Diante da falta de gás nas indústrias do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes, a reportagem do Estado tentou falar novamente com a Comgás, mas não obteve retorno.
O volume de gás disponível para a Comgás não vai crescer imediatamente. A esperança do setor industrial é que a partir de 2008 a Petrobrás consiga injetar no sistema mais gás produzido nas bacias de Santos e do Espírito Santo e importado na forma de Gás Natural Liquefeito (GNL). A Fiesp e o governo paulista já anunciaram que vão cobrar do governo federal mais 30 milhões de metros cúbicos em 2008.
Links Patrocinados