Título: Para começar, US$ 600 milhões
Autor: Brandão Junior, Nilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2007, Economia, p. B8

Investimento será necessário para perfurar poços

Apenas para iniciar o projeto-piloto no bloco de Tupi, na Bacia da Santos, a Petrobrás e seus parceiros BG e Petrogal terão de investir em torno de US$ 600 milhões somente na perfuração de dez poços prospectores. Além disso, será necessário para o piloto, previsto para 2010 ou 2011, a contratação de plataforma e outros equipamentos pesados. Por enquanto, foram perfurados apenas dois poços na região, a uma distância de dez quilômetros um do outro.

O bloco de Tupi está localizado em alto-mar, em profundidade acima de 2 mil metros. Mas as 41 áreas retiradas do próximo leilão da ANP por causa dessa descoberta não se situam necessariamente em águas profundas. Há vários blocos em lâmina d¿água de 400 metros, o que ainda é considerado ¿água rasa¿.

A Petrobrás explora petróleo a profundidades superiores a 3 mil metros. Segundo o gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobrás, Francisco Nepomuceno, o critério para retirada de áreas do leilão não foi a profundidade, mas sim a proximidade com áreas onde foram encontrados reservatórios em rochas da camada de pré-sal.

IMENSOS RESERVATÓRIOS

¿Notamos que rochas encontradas nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo tinham exatamente as mesmas características. Até a mesma idade: 122 milhões de anos¿, diz Nepomuceno. Essas rochas porosas se transformaram em imensos reservatórios de petróleo. Os técnicos da Petrobrás estão convencidos de que se trata de uma mesma província petrolífera, com vários campos.

Segundo Nepomuceno, não há possibilidade de o bloco de Tupi ter menos de 5 bilhões de barris de óleo. ¿Nossa confiança nesse volume é absurda. A dúvida é se pode chegar a 8 bilhões¿, diz o gerente. ¿Mas, como nada na vida pode ser 100%, digamos que a certeza é de 90%.¿ Tupi foi arrematado pela Petrobrás e seus parceiros no segundo leilão realizado pela ANP, em 2000. No Espírito Santo, os dois blocos que saíram da disputa estão num local que não passa de 1 mil metros da superfície, mas são próximos a blocos onde também houve descobertas no pré-sal.

Links Patrocinados