Título: José Alencar critica falta de humildade de Chávez
Autor: Monteiro, Tania
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2007, Internacional, p. A16

Comissão da Câmara vota hoje entrada da Venezuela no Mercosul

TÂNIA MONTEIRO E DENISE MADUEÑO

O vice-presidente José Alencar ironizou ontem o bate-boca de sábado na Cúpula Ibero-Americana entre o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o rei da Espanha, Juan Carlos. Alencar recorreu ao escritor Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote, para criticar a falta de humildade, especialmente de Chávez.

¿É preciso que haja humildade. Cervantes ensinou que a humildade é a mais importante de todas as virtudes, tão importante que sem ela não há nenhuma outra virtude¿, declarou Alencar. Questionado sobre se o recado era para Chávez, Alencar voltou a ironizar: ¿Isso é para quem quiser ouvir, pois Cervantes nem sabia da existência de Chávez.¿

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) deve votar hoje o projeto de entrada da Venezuela no Mercosul. Com duras críticas a Chávez, o relator do projeto, deputado Paulo Maluf (PP-SP), entende que a comissão terá de decidir se há democracia ou não na Venezuela, uma exigência expressa no tratado do Mercosul para o ingresso de países. ¿Sob o aspecto jurídico do tratado, o que temos de avaliar é se uma reeleição continuada é uma democracia ou uma ditadura. A CCJ analisa se o projeto cumpre as normas constitucionais e jurídicas. ¿Sob o aspecto constitucional, não há objeção¿, disse o relator.

Links Patrocinados