Título: Reunião de líderes vaza para TV
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2007, Internacional, p. A8
Discussão sobre dólar fraco é transmitida por engano
Riad
Durante uma reunião a portas fechadas com líderes da Opep em Riad, um guarda entrou na sala gritando ¿Corte o cabo, corte o cabo¿, seguido por policiais sauditas, noticiou ontem o jornal britânico The Observer, versão dominical do Guardian.
Mas o apelo do guarda veio tarde demais. O encontro, na sexta-feira, estava sendo transmitido para a mídia mundial havia mais de meia hora porque, por engano, um técnico conectou o cabo da televisão no soquete errado. O erro estilhaçou a fachada de unidade que o cartel vem cultivando tão cuidadosamente para mostrar a um mundo assustado com os estratosféricos preços do petróleo.
Enquanto os presentes acreditavam participar de uma conversa particular, o ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Ramirez, e seu colega iraniano, Golamhossein Nozari, argumentaram que estabelecer o preço do petróleo - e vendê-lo - usando um dólar fraco como referência estava prejudicando o cartel.
Eles disseram também que a Opep devia expressar formalmente sua preocupação com a debilidade do dólar quando o cartel fizesse sua declaração final, o que acabou não ocorrendo.
Mas os sauditas, que são chefes de fato da Opep, vetaram a proposta. Saud al-Faisal, ministro do Exterior saudita, advertiu os colegas que a mera menção aos jornalistas do fato de os líderes estarem discutindo a queda do dólar faria com que a moeda despencasse.
Infelizmente, as palavras dele e as de todos presentes à reunião estavam sendo transmitidas via televisão ao vivo para um grupo de jornalistas atônitos. ¿Não consegui acreditar¿, disse um deles. ¿Quando me dei conta de que eles não sabiam que estavam sendo televisionados, comecei a tomar notas freneticamente¿.
A Opep só descobriu que a discussão dos líderes estava sendo transmitida para o mundo quando a agência de notícias Reuters postou uma notícia sobre a discussão.
A debilidade do dólar é um dos motivos pelos quais os preços do petróleo estão tão altos, por isso os membros da Opep tentam compensar a queda nos seus ganhos.
Às vezes, um erro inocente pode ter conseqüências econômicas e políticas de longo alcance. E os operadores já disseram que por causa da transmissão indevida, os preços do petróleo subirão de novo hoje, possivelmente quebrando o recorde de US$ 101 por barril estabelecido na década de 70.
Links Patrocinados