Título: Volta do leasing permite maior prazo
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2007, Economia, p. B3
Modalidade de financiamento tem menor carga tributária, o que a torna mais barata para o consumidor
A volta do leasing para veículos é que permite hoje aos bancos alongarem os prazos e reduzirem as taxas de juros cobradas do consumidor. O motivo é que essa modalidade de financiamento tem menor carga tributária. Os juros mensais de 0,89% ao mês cobrados nas linhas de leasing são os mais baixos de todos os tempos para o crédito de automóveis, apontam especialistas.
De janeiro a setembro, o leasing foi a modalidade de pagamento que respondeu por 26% das vendas de automóveis e a única que registrou crescimento de participação no período, segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Em 2006, a fatia do leasing havia sido de 18%. Em 2000, logo após a maxidesvalorização do câmbio de 1999, que fez dobrar o valor dos contratos do dia para noite porque estavam lastreados em moeda americana, a participação não atingia 10%.
¿O leasing está voltando com força¿, afirma Luis Antonio Viana, diretor de Varejo do Banco Sofisa, que acaba fazer feirões em parceria com as revendas Volkswagen Sorana e Sabrico, oferecendo linhas para compra de veículos em 99 meses e com encargos de 0,89% ao mês.
Ele observa que, desde julho, o leasing domina os financiamentos concedidos pelo banco. De uma carteira de financiamento de veículos que soma R$ 500 milhões, 60% são contratos de leasing e 40%, linhas de crédito direto ao consumidor (CDC).
Dados da Anef mostram que o saldo dessas operações para veículos atingiu até setembro R$ 51,1 bilhões. O crescimento foi de 69,2% em relação a 2006 e 48% na comparação com dezembro. ¿Conseguimos ter taxas baixas, próximas da Selic, porque temos um ganho fiscal que é repassado ao cliente¿, diz Rosa. O crescimento da operação mostra que a resistência do consumidor criada a partir de 1999 está sendo vencida. O executivo destaca que o risco não preocupa. ¿Nos feirões de fim de semana exigimos 50% de entrada e uma renda que é o triplo do valor da prestação.¿
Henri Zetune, gerente de Marketing do Grupo Sorana, que realizou os feirões em parceria com o Banco Sofisa, diz que o leasing permitiu o acesso da classe C ao carro zero quilômetro. ¿Este é o ano de ouro do automóvel e isso está sendo possível por causa do aumento do prazo de financiamento.¿ Sem revelar os volumes vendidos, ele diz que a direção da companhia avalia se vai voltar a fazer esse tipo de promoção.
Já o gerente da Sabrico, Marcelo Frazon, conta que vendeu 600 carros em apenas dois dias de feirão, em suas quatro lojas. Normalmente, a rede vende mil carros por mês. ¿A concessionária ficou parecida com a (Rua) 25 de Março¿, diz. Frazon explica que esse tipo de financiamento com prazo de 99 meses funciona como um chamariz dos clientes e que a concessionária está avaliando se vai repetir a dose.
Links Patrocinados