Título: Passageiro é ferido em vôo da TAM
Autor: Contier, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2007, Metropole, p. C8

Avião que seguia de SP para o Chile perdeu altura de repente; bagagens caíram e pessoas entraram em pânico

Pânico e desespero tomaram conta dos 178 passageiros - a maioria servidores públicos de Brasília a caminho de um congresso de arquivistas - que voavam no Airbus A330 da TAM em direção a Santiago, no Chile, ontem de manhã. O avião decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 10h30. Duas horas depois, próximo da Cordilheira dos Andes, na Argentina, houve uma forte turbulência. Acenderam-se os sinais de afivelar os cintos e o avião, de repente, perdeu muita altitude. Bolsas e sacolas caíram dos bagageiros. Latas de refrigerantes explodiram. E um passageiro, cujo nome não foi revelado pela companhia, saiu ferido. ¿Ele estava sem cinto. Com a despressurização, bateu a cabeça no teto e cortou a testa¿, conta Ricardo Sanches São Pedro, de 34 anos, arquivista. Havia duas grávidas no vôo, que foram atendidas, assim que o avião aterrissou, e liberadas em seguida.

Passado o susto, com o avião estabilizado, o piloto retornou a Guarulhos. O Airbus pousou em Cumbica às 15h05. De acordo com o setor de Supervisão e Emergências do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o problema foi causado por uma despressurização. A TAM não confirma a informação. A companhia aérea diz apenas que o avião voltou para Guarulhos depois de passar por turbulência.

Os passageiros ficaram em choque. ¿As pessoas choravam durante o vôo¿, conta a passageira Vânia Lúcia Alheiro Rosa, de 38 anos. ¿Até as aeromoças vomitaram.¿ ¿Quando chegamos, esperamos mais meia hora dentro do avião, até que apareceu uma van para levar ao posto médico os passageiros que passavam mal¿, diz Vânia.

Muitos passageiros precisaram ser medicados porque estavam descontrolados. Foi o caso de Angélica Alves da Cunha Marques, de 26 anos. ¿Depois que perdemos altitude, o comandante informou que tínhamos passado por uma despressurização. Foi aí que achei que o avião iria cair. Eu perdi o controle. Passei muito mal.¿

Quando chegou em terra, Angélica recebeu sedativos na veia para se recuperar do choque. A maioria dos passageiros, no entanto, foi transferida para outra aeronave assim que o Airbus da TAM pousou em Guarulhos. Impressionados, quarenta não quiseram voar ontem e ficaram hospedados no Caesar Park, de Guarulhos.

Links Patrocinados Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas OESP Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.