Título: Mantega não cumpriu cronograma
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2007, Nacional, p. A4

Em uma discussão com tantas idas e vindas, não é a primeira vez que o governo promete enviar, com presteza, uma proposta de reforma tributária ao Congresso. No dia 3 de agosto, em um debate com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o ministro Guido Mantega assegurou que o projeto seria encaminhado até o fim daquele mês ou, no mais tardar, no início de setembro.

Na época, o titular da Fazenda dizia que o governo já tinha um esboço de projeto e só faltava acertar alguns detalhes. ¿Podemos desembocar numa reforma tributária que contente a muitos, mas é claro que não é possível agradar a 100%¿, disse. Os temas, à época, eram similares aos de hoje, como a definição do Imposto de Valor Agregado (IVA).

¿Há consenso de que, sem a reforma tributária, a carga e o sistema hoje são perversos¿, admitiu ele, aos conselheiros. O governo, alegou, prosseguiria com a estratégia de diminuir impostos até a aprovação da reforma.

As propostas, levadas a consulta em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), não convenceram governadores e prefeitos. E o texto final da reforma, até hoje, não foi apresentado.

Links Patrocinados