Título: Tupi consumirá US$ 1,9 bi até 2008
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2007, Economia, p. B4

Valor será investido pela Petrobrás na perfuração de mais 32 poços; objetivo é mapear toda a região

A Petrobrás pretende perfurar 32 poços, no valor total aproximado de US$ 1,9 bilhão, até meados de 2008, no entorno do bloco de Tupi, onde foram identificadas as reservas de até 8 bilhões de barris de óleo abaixo da camada pré-sal. A informação foi dada ontem pelo gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobrás, Hugo Repsold. O planejamento arrojado visa a mapear toda a região e obter mais detalhes a respeito da continuidade das reservas de Tupi nos campos ao lado.

O cronograma apertado para essas operações, no entanto, não prevê uma produção na região antes de 2011. O primeiro óleo abaixo da camada pré-sal deverá ser extraído pela plataforma P-34, que hoje atua no campo de Jubarte, na Bacia do Espírito Santo. Responsável pela produção atual de 55 mil barris de óleo leve na região, essa plataforma será substituída em 2011 pela P-57, que ainda está sendo licitada, e tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia.

Antes dessa substituição, a plataforma P-34 será conectada a um poço na camada pré-sal do campo de Jubarte para extrair o óleo em um projeto pioneiro. A previsão é de que esse primeiro óleo possa ser produzido já em 2009, possibilitando os primeiros testes a partir de seu tipo e qualidade no processamento nas refinarias nacionais.

O diretor financeiro da Petrobrás, Almir Barbassa, afirmou que a proximidade com a infra-estrutura de plataformas já instaladas na Bacia do Espírito Santo facilita o início das operações na camada pré-sal por aquela área. Além da proximidade com infra-estrutura existente, outra vantagem seria menor profundidade do campo em comparação, por exemplo, com Tupi. A faixa de rocha nos campos do pré-sal capixaba teria de 3 mil a 4 mil metros, além de lâmina d¿ água de 1,1 mil metros, enquanto em Tupi a profundidade total chega a 7 mil metros.

Segundo Repsold, o cronograma da estatal para a perfuração dos poços na Bacia de Santos não é divulgado para evitar a expectativa do mercado sobre os primeiros resultados dos testes feitos no local. Ele completou, porém, que todas as áreas que a Petrobrás possui na Bacia de Santos terão alguma perfuração ainda este ano para ¿reconhecimento da área¿.