Título: AIE alerta para custo elevado de produção de Tupi
Autor: Caminoto, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2007, Economia, p. B7

Para agência, investimento será pesado, porque perfurações terão de cortar 6.000 m de sedimento e sal

A Agência Internacional de Energia (AIE) destacou a importância da descoberta do campo petrolífero de Tupi, na Bacia de Santos, mas alertou que sua exploração deve requerer pesados investimentos e novas perfurações serão necessárias para avaliar com precisão o tamanho da reserva.

Em seu relatório mensal, divulgado ontem, a agência disse que, segundo estimativas, o campo de Tupi contém entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo 85% com API de 28º. Grau API é a forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado - quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.

¿Essa é a maior descoberta já feita no Brasil¿, disse. ¿Entretanto, seu desenvolvimento, provavelmente, terá custo elevado, pois, além de estar em águas com profundidade de 2 mil metros ou mais, vai exigir perfurações que terão de cortar cerca de 6 mil metros de sedimento e sal.¿ Segundo a AIE, como as estimativas iniciais da extensão do campo petrolífero foram baseadas em apenas dois poços, mais perfurações prospectivas serão necessárias antes que ¿os níveis de reserva comprovados e um cronograma de produção realista possam ser desenvolvidos¿.

A agência observou que a ¿Petrobrás já está sugerindo uma produção inicial de 100 mil barris diários no início da próxima década, embora analistas afirmem que o desenvolvimento completo do campo, para 1 milhão de barris diários, possivelmente vai levar muitos anos além disso¿.

A AIE disse que a recente descoberta offshore de reservas de bilhões de barris em Tupi e na China (o campo Jidong Nanpu, na Baía Bohai) sugere que ¿um muito retardado salto na exploração global pode gerar aumentos significativos na oferta fora do Golfo do Oriente Médio¿.

As descobertas no Brasil e na China são bem menores do que os campos ¿gigantes¿ do Oriente Médio. O campo offshore Safaniyah, na Arábia Saudita, tem uma reserva estimada de 35 bilhões de barris, enquanto o campo onshore Ghawar ainda contém cerca de 70 bilhões de barris. ¿Entretanto, notícias sugerem que, combinadas, as duas novas descobertas (Brasil e China) podem gerar uma produção de 1,5 milhão de barris diários até o fim da próxima década.¿

A AIE cortou entre 25 mil e 30 mil barris diários a sua previsão da produção petrolífera do Brasil para este ano e 2008. Com isso, a produção média diária deve ser de 1,8 milhão de barris, em 2007, e de 2,1 milhões de barris, em 2008.