Título: Ingrid é prioridade em Paris
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2007, Internacional, p. A18

Chávez e Sarkozy discutem libertação de refém das Farc

AFP E EFE

Paris - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reúne-se hoje com o líder francês, Nicolas Sarkozy, com quem deve discutir os avanços nas negociações para libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-candidata à presidência da Colômbia e refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2003.

Há alguns meses, Chávez passou a negociar com as Farc a libertação de reféns políticos do grupo. A França também vem pressionando o governo colombiano de Álvaro Uribe para o fim do impasse nas negociações. Há duas semanas, Chávez anunciou que as Farc estariam dispostas a apresentar provas de vida dos reféns, entre eles de Ingrid. No domingo, em visita à Arábia Saudita, no entanto, Chávez afirmou que ainda não tinha recebido a comprovação.

Ontem, a senadora colombiana Piedad Córdoba, que está mediando as negociações com o grupo, afirmou ter recebido uma carta dos líderes das Farc Iván Márquez e Raúl Reyes, na qual eles reiteram o compromisso de apresentar provas de vida do reféns. Em entrevista ao jornal L¿ Humanité, Reyes ressaltou, no entanto, que as provas de vida podem colocar os reféns em risco, uma vez que poderiam dar indicações do local onde estão - o que poderia levar a uma tentativa de resgate do Exército colombiano.

Em Paris, Lorenzo Delloye, filho de Ingrid, disse que ainda tem ¿esperança e fé¿ de que sua mãe está viva.

Links Patrocinados