Título: UE adota sanções contra Mianmar
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2007, Internacional, p. A22
Líder da oposição reúne-se com o representante do governo para reconciliação nacional
REUTERS E FRANCE PRESSE
Bruxelas - A União Européia adotou ontem novas sanções contra Mianmar (ex-Birmânia), acusada de violações aos direitos humanos. A UE proibiu qualquer país do bloco de importar madeira, metais, minerais e pedras preciosas ou semipreciosas de Mianmar.
Também foram proibidas as exportações européias a Mianmar de equipamentos destinados a esses setores, assim como investimentos em empresas birmanesas sancionadas.
A UE também ampliou a lista de membros do regime birmanês que não podem viajar a países do bloco, após a dura repressão aos protestos liderados pelos monges budistas em setembro. Desde 1996, a junta militar birmanesa é alvo de sanções da UE.
Ainda ontem, a líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, reuniu-se em Rangum com o mediador oficial da junta militar, general Aung Kyi, encarregado de preparar o diálogo político entre as duas partes.
A TV estatal exibiu 30 segundos do terceiro encontro entre a Nobel da Paz e o representante do governo, mas não informou sobre o que eles discutiram. Suu Kyi cumpre prisão domiciliar desde junho de 2003.
Links Patrocinados