Título: Presidente venezuelano vai rever laços com Madri
Autor: Monteiro, Tania
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/11/2007, Interacional, p. A20

AP, AFP, EFE E REUTERS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou ontem que vai submeter as relações entre Venezuela e Espanha a uma ¿profunda revisão¿. Chávez disse que acredita ser ¿difícil¿ manter boas relações com o governo espanhol depois de ter se desentendido com o rei Juan Carlos e com o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero durante o encerramento da 17ª Cúpula Ibero-Americana em Santiago, no Chile, no fim de semana.

¿Não queremos causar danos às relações bilaterais, mas neste momento estou submetendo a uma profunda reflexão as relações políticas, diplomáticas e econômicas com a Espanha¿, disse. ¿Isso significa que as empresas espanholas vão começar a prestar contas e eu vou ficar de olho para ver o que é que elas estão fazendo aqui.¿ O líder da Venezuela também disse que o rei deveria pedir desculpas a Caracas por ter mandado ele se calar durante a reunião no Chile.

As declarações de Chávez foram feitas um dia depois de ele ameaçar de forma velada as empresas espanholas que atuam na Venezuela, afirmando que o país não precisa de investimento espanhol. ¿A Espanha tem muitos investimentos e empresas privadas aqui e não queremos complicar isso, mas se forem prejudicados, foram prejudicados. O investimento espanhol na Venezuela não é indispensável. Não precisamos dele¿, afirmou Chávez na terça-feira, citando os bancos espanhóis Santander e Bilbao Vizcaya.

NOVAS LEIS

Chávez também anunciou ontem que, após a aprovação da reforma constitucional no referendo marcado para 2 de dezembro, ele pretende aprovar novas leis para a Carta do país. ¿Vou aprovar cem novas leis¿, afirmou o presidente, sem dar mais detalhes sobre o assunto.