Título: Senado prepara nova reforma dos gabinetes
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2007, Nacional, p. A19

Dois parlamentares, Jarbas Vasconcelos e Renato Casagrande, já conseguiram autorização para obras

A proximidade das férias do Congresso repete todos os anos o mesmo ritual: começam a ser veiculados no Boletim do Senado editais para obras de reforma em gabinetes de senadores. Às vésperas do recesso parlamentar que começa no dia 22 de dezembro e se estende até 31 de janeiro, dois senadores - Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) e Renato Casagrande (PSB-ES) - já conseguiram o aval do presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), para fazer reformas nos gabinetes que ocupam.

Alijado em seu próprio partido, o PMDB, Jarbas conquistou há pouco mais de três semanas um espaço maior para seu gabinete, considerado um dos mais bem decorados do Senado. O ocupante, usualmente apontado como um dos três maiores colecionadores de arte popular brasileira, levou muitas obras de arte para seu gabinete de 230 m² - cerâmicas de Francisco Brennand, pinturas e serigrafias de artistas populares nordestinos e uma escultura de bumba-meu-boi. ¿Trouxe tudo do Recife¿, resume Jarbas. A reforma agora vai recuperar parte de um painel de Athos Bulcão tampado por fórmica para improvisar um banheiro.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) é outro que vai reformar sua sala. Longe do plenário, o gabinete do capixaba terá obras em grande estilo, segundo o edital da obra, publicado esta semana no Boletim do Senado. Pela planilha da reforma, serão gastos R$ 66.051,60 para modificar os 84 m² do gabinete. A reforma também será feita durante o recesso parlamentar e concluída num prazo de dois meses.

COBIÇA E CIÚMES

A distribuição de gabinetes entre os senadores é alvo de constante ciumeira. Suplente do ex-senador Ramez Tebet (PMDB-MS), falecido no ano passado, o senador Walter Pereira (PMDB-MS) ocupa um dos gabinetes mais cobiçados do Senado. Com mais de 200 m², ele tinha sido reformado para abrigar o então senador, hoje deputado, Jader Barbalho (PMDB-PA). ¿Realmente o meu gabinete está entre os 20 melhores do Senado. Mas tem gabinete muito melhor do que o meu, como o do (José) Sarney e do Tasso Jereissati", diz Pereira.

Os gabinetes dos senadores Sarney (PMDB-AP), Tasso (PSDB-CE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Marco Maciel (DEM-PE) e Fernando Collor (PTB-AL) também são invejados, mais pelo tamanho do que pela localização: todos ficam no Anexo I do Senado. Com 19 andares, o prédio oferece vista privilegiada para o Palácio do Planalto e os gabinetes lá instalados têm mais de 300 m².

Outro que ocupa um dos gabinetes mais visados do Senado é o ex-ministro Francisco Dornelles (PP-RJ). Não pelo tamanho (o espaço tem cerca de 80 m²), mas por suas paredes adornadas por grafismos feitos pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que completa 100 anos de idade no próximo dia 15. Os desenhos foram feitos enquanto o arquiteto aguardava o então ocupante, o ex-senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ). ¿É uma grande honra ocupar esse gabinete¿, sintetiza Dornelles.