Título: Bispo ganha apoio em protesto contra obra no São Francisco
Autor: Arruda, Roldão Arruda; Décimo, Tiago
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2007, Nacional, p. A13

Missa celebrada por d. Luiz Cappio, em greve de fome, atraiu mil pessoas

Estão aumentando as manifestações de solidariedade à greve do bispo Luiz Flávio Cappio, que deixou de comer há uma semana em protesto contra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. No domingo à noite, cerca de mil pessoas foram à missa que o bispo celebrou diante da Capela São Francisco, em Sobradinho, interior da Bahia, onde ele está instalado desde 27 de novembro.

No sermão, o bispo disse que o jejum é um alerta para a necessidade de lutar pela preservação do São Francisco e, se preciso, ¿dar a vida por ele, retribuir a vida que sempre nos deu.¿ Ontem, d. Luiz reafirmou a disposição de continuar com o protesto ¿até o fim¿ e contou que ainda não houve contato dos governos federal e estadual. ¿Tenho recebido diversas manifestações de apoio das comunidades locais, o que alimenta minha fé de que vamos chegar a um acordo.¿

De manhã, segundo o movimento Articulação São Francisco Vivo, ele recebeu a visita de estudantes de São Paulo, Ceará e Mato Grosso. Em diversas regiões do País, pessoas ligadas a organizações católicas estão jejuando por um ou dois dias, em solidariedade a d. Luiz.

Durante todo o dia de ontem, quatro mulheres estiveram em jejum ao lado do bispo. Para hoje está prevista uma caminhada entre a capela e as margens do Rio São Francisco. Também foram agendados atos de solidariedade em Goiânia e Belo Horizonte. A organização sindical Conlutas, ligada ao PSTU, distribuiu nota de apoio ao bispo, na qual acusa o governo Lula de beneficiar os inimigos do São Francisco: ¿Lula governa para os destruidores da natureza, latifundiários, grandes empresários e representante do capital.¿

À tarde, médicos examinaram d. Luiz, que tem 61 anos, e constaram que seu estado de saúde é bom. ¿Disseram que o coração dele vai muito bem¿, explicou a assessora Clarice Mais.

Desde dia 27, d. Luiz só bebe água, em intervalos de 15 a 20 minutos. Nesse período perdeu cerca de 3,5 quilos. Ontem ele passou a ser acompanhado por um médico e uma nutricionista. Além disso, uma ambulância da Prefeitura de Juazeiro, com enfermeira, motorista de plantão e equipamentos de emergência, foi enviada ao local.

Esta é a segunda vez que d. Luiz jejua contra o projeto que Lula pretende inaugurar até o fim do mandato. Na primeira vez, em 2005, ficou sem comer durante 11 dias. Interrompeu o protesto depois da promessa do governo de rediscutir o projeto e promover a recuperação do rio. Ao reiniciar a greve, ele enviou uma carta a Lula dizendo que ele não cumprira a palavra.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, tem contestado o bispo, afirmando que o governo cumpriu o prometido. Ele disse ao Estado que já foram abertas licitações para projetos de recuperação do rio em quase toda a sua extensão.