Título: A Jucá, 'sardinha' reclama do 'movimento dos tubarões'
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2007, Nacional, p. A5

Por mensagem de celular ao líder, interlocutor se refere a acordo

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), passou parte da sessão de julgamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) ontem trocando mensagens pelo celular. Tão logo Renan anunciou sua renúncia ao cargo de presidente do Senado, Jucá começou a receber torpedos. Um deles, flagrado pelo Estado, continha a seguinte mensagem: ¿Obrigado. Sou sardinha nesse oceano e ainda me assusto com o movimento dos tubarões. Fico feliz em ver que os acordos são cumpridos.¿

Depois, ao Estado, Jucá explicou que recebera a mensagem de um assessor. ¿Eu comentei com ele que isso aqui (o Senado) é um oceano e ele me respondeu¿, afirmou o líder do governo.

A renúncia de Renan já tinha sido acertada com aliados havia dias. Em troca da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o peemedebista seria absolvido e, em seguida, deixaria em definitivo o cargo do qual já estava afastado, de fato, desde 11 de outubro. O torpedo recebido por Jucá confirmou a existência do acordo.

Resta saber se a outra parte do trato será cumprida e, finalmente, o governo conseguirá prorrogar o tributo que pode garantir R$ 40 bilhões em 2008.