Título: CAE aprova regras para limitar gasto do governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2007, Nacional, p. A11

Com o objetivo de tentar convencer o PDT e alguns senadores tucanos a votar pela prorrogação da CPMF, o governo se mobilizou para acelerar dois projetos que estabelecem controles fiscais para a União. Assim, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou por unanimidade regras que limitam o crescimento dos gastos com pessoal ao índice de inflação mais 2,5% ao ano e definem um teto para o endividamento líquido da União em 3,5 vezes a arrecadação corrente líquida. Os dois projetos ainda serão examinados pelo plenário.

O PDT, partido da base aliada que vem cobrando medidas de contenção de despesas como condição para apoiar a prorrogação da CPMF, considerou as duas votações na CAE passos importantes. ¿Temos mais de meio caminho andado¿, afirmou o líder do PDT no Senado, Jefferson Péres (AM).

Péres cobra do governo um compromisso de definir algum mecanismo de controle mais amplo dos gastos correntes - despesas de custeio da máquina pública em geral. As propostas, contudo, não sensibilizaram os tucanos.