Título: Uribe aceita ouvir condições das Farc
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2007, Internacional, p. A21
Líder colombiano está disposto a se reunir com grupo de guerrilheiros em data e local escolhidos por eles
Parlamentares colombianos informaram ontem que o presidente Álvaro Uribe aceitou ouvir possíveis condições impostas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para participarem de um encontro para negociar a libertação de reféns.
De acordo com presidente da Câmara de Representantes, Óscar Arboleda, Uribe também está disposto a ir a uma reunião com representantes das Farc, juntamente com o alto comissário para a paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo. A única demanda do presidente é que o encontro ocorra em território colombiano e que não se exija uma área desmilitarizada.
"Estou disposto a assumir todos os riscos para comparecer no local e na data que as Farc determinarem para alcançarmos esse acordo humanitário", afirmou Restrepo, poucas horas antes de embarcar para a França. Ele se reunirá com o presidente Nicolas Sarkozy em Paris para tentar convencê-lo a participar de uma reunião, na Colômbia, com representantes das Farc. Desde que assumiu, em maio, Sarkozy vem se empenhando nas negociações com a guerrilha para libertar os reféns, principalmente a ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, que tem nacionalidade francesa e foi seqüestrada há quase seis anos. AFP E EFE