Título: Indicação na Anac vira moeda de troca
Autor: Fernandes, Adriana; Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2007, Nacional, p. A10

Expedito Jr., suposto voto contra a CPMF, atrasa nomeação de Solange

A difícil negociação para aprovação da CPMF no Senado atravessou ontem o processo de reestruturação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A sabatina e a aprovação da indicação da economista Solange Paiva Vieira para a diretoria da agência virou moeda de troca do PR para votar a favor da prorrogação do imposto do cheque. O senador Expedito Júnior (PR-RO), que anunciou voto contra a CPMF e tem sido pressionado pelo governo a mudar de posição, surpreendeu governistas e oposicionistas ao pedir vista (tempo para análise) do parecer do relator Renato Casagrande (PSB-ES), favorável à indicação de Solange.

Aproveitou e pediu vista também do relatório do tucano Sérgio Guerra (PE), que aprovava o nome do engenheiro Ronaldo Serôa da Motta para outra diretoria.

Com isso, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que tem pressa para concluir as mudanças na Anac, terá de esperar até terça-feira, quando as indicações voltarão à pauta da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado.

Expedito negou qualquer manobra política: ¿A CPMF não tem nada a ver com isso.¿ Primeiro, disse ter recebido uma ¿denúncia¿ contra Solange, referente ao período em que foi secretária de Previdência Complementar do Ministério da Previdência. Depois, afirmou tratar-se apenas de um manifesto da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão com críticas à gestão de Solange.

¿Que mal tem adiar uma semana? Vou ouvir os representantes da associação e também quero discutir a experiência dela na área de aviação¿, justificou Expedito. Encerrada a sessão, o senador teve uma conversa reservada com Solange. ¿Ela tem um currículo muito bom¿, elogiou.

Segundo um parlamentar do PR , ao atrasar a indicação na Anac, Expedito sugere querer negociar. Segundo esse parlamentar, o senador fez duas demandas para votar a favor da CPMF: uma referente ao Banco de Rondônia e outra para solução de problemas de servidores do antigo território.

Links Patrocinados