Título: Premiê francês e Uribe discutirão caso dos reféns na segunda-feira
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2007, Nacional, p. A18

AFP e Efe, Paris

Horas depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviar uma mensagem para o comando da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o gabinete do premiê francês, François Fillon, informou ontem que o chefe de governo vai tratar da questão do acordo humanitário em Buenos Aires na segunda-feira, durante a posse de Cristina Kirchner na presidência argentina. Fillon vai reunir-se com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, para tentar resolver o drama da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt - que também tem cidadania francesa e faz parte do grupo de 45 reféns políticos que as Farc querem trocar por 500 guerrilheiros presos.

Além de Uribe, o premiê francês também vai se reunir com os líderes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil; Evo Morales, da Bolívia; e Michelle Bachelet, do Chile. De acordo com fontes oficiais ligadas ao governo francês, outras reuniões bilaterais que não foram agendadas poderão ocorrer.

Na madrugada de ontem, Sarkozy foi à TV para pedir que o líder máximo das Farc, Manuel Marulanda, liberte Ingrid e os outros 44 reféns. ¿Essa mulher está no limite de sua resistência¿, disse Sarkozy, referindo-se a Ingrid. Ela foi seqüestrada em fevereiro de 2002 e mostrada magra e abatida em imagens recentes no cativeiro, divulgadas na semana passada.

Links Patrocinados