Título: Bush sabia de nova versão sobre Irã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2007, Internacional, p. A19

Segundo porta-voz, presidente foi avisado em agosto de que Teerã `podia ter suspendido¿ programa de armas

Reuters e AP, Washington

O presidente americano, George W. Bush, foi alertado em agosto de que o Irã ¿podia ter suspendido¿ seu programa de armas nucleares, informou ontem a Casa Branca. Na terça-feira, Bush afirmou que recebeu o novo relatório de inteligência somente na semana passada e disse que o diretor de Inteligência Nacional, Mike McConnel, lhe adiantara em agosto que havia uma nova informação sobre o Irã, mas não dera detalhes.

O documento, divulgado na segunda-feira, afirma que o Irã congelou seu programa nuclear militar em 2003, contrariando um relatório de 2005, segundo o qual Teerã trabalhava continuamente para fabricar uma bomba.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, McConnel disse a Bush em agosto que novas informações poderiam levar os funcionários de inteligência a mudar suas conclusões sobre o programa nuclear iraniano. Ela afirmou que não há nenhum conflito entre suas declarações e as de Bush, pois ¿o presidente não havia recebido detalhes específicos sobre o novo relatório¿.

Segundo Dana Perino, não há necessidade de Bush voltar atrás em nenhuma de suas declarações após o encontro de agosto, pois McConnel destacou ao presidente que os funcionários de inteligência precisavam analisar os novos dados com maior precaução para garantir que as informações fossem corretas. Uma das principais justificativas para a invasão do Iraque, em 2003, foi a informação de que o país possuía armas de destruição em massa. No entanto, as armas nunca foram encontradas.

Em outubro, Bush disse que ¿os interessados em evitar uma 3ª Guerra Mundial deveriam impedir o Irã de ter o conhecimento necessário para fazer uma arma nuclear¿. Alguns democratas aproveitaram o novo relatório para sugerir que Bush assumiu uma posição agressiva contra o Irã mesmo sabendo que a inteligência americana tinha uma imagem diferente da ameaça representada pelo país.

¿O presidente não enganou os americanos em outubro, quando advertiu sobre uma 3ª Guerra¿, insistiu Dana Perino. ¿O presidente não disse que iríamos causar uma 3ª Guerra. Ele estava dizendo que queria evitar uma 3ª Guerra.¿ Apesar do novo relatório, Bush continua dizendo que o Irã é uma ameaça. Os EUA também assinalaram que não vão alterar seu plano de construir um sistema de defesa antimísseis na Europa e continuarão tentando convencer seus aliados de que o escudo é necessário.

Ontem, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, iniciou conversações com autoridades européias e russas para pedir uma maior pressão sobre o Irã. Os EUA querem que Teerã congele seu programa de enriquecimento de urânio e preste esclarecimentos sobre seu programa nuclear. Condoleezza obteve o apoio da França e da Alemanha, cujos líderes disseram que o reforço das sanções contra o Irã continua sendo justificado.

Links Patrocinados