Título: Lula aprova nomes para conselho da TV pública
Autor: Nossa, Leonencio; Monteiro, Tania
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2007, Nacional, p. A9

Franklin diz que escolha de representantes da sociedade mostra pluralidade e rejeita tese de influência partidária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou ontem os 15 nomes da sociedade que vão integrar o conselho curador da TV pública. Com indicações de vários setores e regiões do País, o governo insiste em que a emissora não terá caráter partidário, apesar das suspeitas levantadas pelos críticos do projeto. ¿Não é uma TV do Lula ou da oposição¿, disse o ministro de Comunicação Social, Franklin Martins.

A lista dos ¿fiscais¿ da TV pública, como ressaltou o ministro, inclui a carnavalesca Rosa Magalhães; o rapper MV Bill; a médica e diretora da Rede Sarah de Hospitais, Lúcia Braga; o empresário e ex-executivo da Rede Globo José Bonifácio Sobrinho, o Boni; o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo; a empresária Ângela Gutierrez; a museóloga Ima Vieira; o professor e ativista indígena Isaac Pinhanta e o empresário e engenheiro mecânico José Martins.

Foram também aprovados os ex-assessores do governo Sarney José Paulo Cavalcanti Filho e Luiz Gonzaga Beluzzo; o professor Luiz Edson Fachin; o filósofo Wanderley Guilherme dos Santos e a biofarmacêutica Maria da Penha Maia, ex-vítima de agressões por parte do marido. Maria da Penha emprestou o nome à lei que pune a violência contra a mulher.

Além dos representantes da sociedade, o conselho será integrado pelo próprio Franklin e mais três ministros: Fernando Hadad (Educação), Gilberto Gil (Cultura) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia).

Franklin disse que o conselho é plural e representa diferentes setores e regiões do País. ¿É um ótimo conselho representativo, absolutamente plural¿, avaliou o ministro.

A uma pergunta se a composição do conselho curador da TV pública representou uma resposta do Palácio do Planalto aos que especulam que a nova emissora terá caráter partidário, o titular de Comunicação Social disse que o presidente já negou essa hipótese diversas vezes. ¿O governo sempre disse que a TV não é a TV do Lula, mas não adianta, alguns setores têm dificuldades de entrar no debate.¿

O ministro se irritou, durante conversa com jornalistas, ao ser questionado pelo repórter do Estado sobre a inclusão, na lista, do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, que participou da reunião que aprovou o AI-5, promulgado em 13 de dezembro de 1968, que endureceu a censura e a ditadura. ¿Os tempos são outros¿, respondeu Franklin, que à época combateu o regime militar. ¿Não vai ser o Estadão que vai me dar lição de democracia¿, concluiu - explicando depois que falara em tom de brincadeira.

CUSTO

Franklin reforçou que a TV pública começará a ser ¿percebida¿ pela população em meados de março. A nova emissora vai juntar as grades da TVE e da TV Nacional. O Orçamento-Geral da União em 2008 prevê R$ 350 milhões para o projeto.

¿A TV pública será semelhante ao que existe nos Estados Unidos e na Europa¿, acrescentou. Mas a medida provisória que cria a emissora ainda não foi votada pelo Congresso.

OS 15 INTEGRANTES

Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo

Delfim Netto, ex-ministro e ex-deputado

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, empresário

Rosa Magalhães, artista plástica e carnavalesca

Ângela Gutierrez, empresária

Ima Vieira, museóloga

Isaac Pinhanta, professor e ativista da causa indígena

José Martins, engenheiro e empresário

José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e especialista em legislação de imprensa

Lúcia Braga, diretora da Rede Sarah de Hospitais

Luiz Edson Fachin, professor da Universidade Federal do Paraná

Luiz Gonzaga Beluzzo, professor da Unicamp

Maria da Penha Maia, biofarmacêutica. É a cearense que inspirou a lei que aumenta as punições para agressores de mulheres

MV Bill, rapper

Wanderley Guilherme dos Santos, filósofo

Links Patrocinados