Título: Planalto manda Câmara cruzar os braços
Autor: Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2007, Nacional, p. A5

Muita discussão e nenhum trabalho. Esse é o resumo do dia ontem na Câmara - a pedido do Palácio do Planalto, não houve nenhuma votação no plenário. A situação inusitada, sem votações por determinação do governo, deverá continuar na Câmara até que o Senado aprove a prorrogação da CPMF.

¿Nossa relação fica na dependência, por enquanto, da votação do Senado¿, disse o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmando a paralisia do plenário até que o governo consiga a aprovação da CPMF no Senado.

Enquanto no plenário da Câmara a medida provisória que estende até julho de 2008 o prazo para o recadastramento de armas saía da pauta com os votos dos deputados da base aliada, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a oposição fazia obstrução para impedir que fosse votado o projeto de lei que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Apesar de o projeto propor o fim da reeleição, assim que for aprovado na CCJ e seguir para a comissão especial, todas as propostas sobre o tema poderão ser discutidas de forma conjunta, permitindo, por exemplo, o início do debate sobre eventual terceiro mandato para o presidente Lula.

¿Temos de obstruir as sessões na Câmara para permitir que a CPMF seja votada no Senado. É uma questão de tática¿, explicou o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS). Segundo ele, a emenda da CPMF só poderá ser votada no Senado na quarta-feira que vem.

Links Patrocinados