Título: OGX, de Eike Batista, vira estrela do leilão
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2007, Economia, p. B3

Empresa montada para concorrer às áreas de petróleo levou 21 dos 23 blocos que disputou na rodada da ANP

A estrela do empresário Eike Batista brilhou no leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Fez 23 lances e saiu vitorioso em 21, em 14 deles sem parceiros. ¿Queremos crescer e ser uma grande petrolífera brasileira¿, comemorou, referindo-se à OGX, empresa que montou especialmente para o leilão.

Pelas concessões, o empresário pagará o bônus de US$ 1,471 bilhão, mas, confiante na expectativa de retorno do investimento, disse que ¿foi barato¿. A intenção é investir mais pesadamente em pesquisa sísmica nas áreas que considera mais promissoras e, por meio de eventuais indícios de descobertas, atrair novos sócios.

Supersticioso, Eike admitiu ter recorrido à numerologia na formulação das propostas: encerrou cada um dos lances com o número 63, o mesmo que adota em suas lanchas de corrida. ¿É o número de sorte do grupo e até agora a numerologia tem dado certo¿, disse ele, responsável pelos maiores lances da disputa.

Nos negócios, o empresário ainda recorre a outro talismã: todas as empresas do grupo terminam com o xis, o que, segundo ele, remete à multiplicação dos resultados.

Pelas contas de Eike Batista, em quilometragem quadrada, a OGX já nasce como a segunda empresa em áreas de exploração de petróleo e gás. Na empresa, ele conta com nomes de peso, como o ex-presidente da Petrobrás Francisco Gros e o geólogo Paulo Mendonça, que também trabalhou na estatal e é considerado o ¿maior banco de dados geológicos¿ do setor.

A todos os executivos do grupo, Eike oferece participação acionária, o que, segundo ele, garante uma boa equipe.

A OGX levou áreas nas Bacias de Campos e Santos e espera ter reservas de gás para atrair investimentos na produção de energia e siderurgia nos portos. ¿O gás é usado em térmicas e como redutor siderúrgico. É muito importante para os nossos negócios¿, destacou o empresário.

Eike Batista é controlador de um grupo que atua em mineração, siderurgia, logística e geração de energia, por meio das empresas MMX, EBX, LLX e MPX, respectivamente. A OGX estreou no leilão como operadora B, classe de empresas que só pode atuar em terra e águas rasas.

Eike quer aproveitar a experiência nos blocos arrematados para qualificar a sua petroleira como operadora A nos próximos leilões. Essa habilitação garante acesso a blocos em águas profundas e, conseqüentemente, às áreas com potencial de reservas abaixo da camada de sal, que devem ser licitadas a partir de 2010.

¿O governo está certo em tentar realinhar as receitas nas áreas de grande potencial¿, opina. ¿Mas depois deve chamar todas as empresas para concorrer por essas áreas.¿ Ele informou ter grande interesse na busca por petróleo abaixo da camada de sal, que foram retirados deste leilão enquanto se avalia novos modelos contratuais.

Por enquanto, a empresa buscará maiores informações sobre os blocos arrematados no leilão, com o objetivo de atrair investidores que ajudem a dividir os custos. Esse modelo é semelhante ao utilizado com sucesso na MMX, quando levou ao mercado três projetos incipientes de mineração, atraindo parceiros internacionais e garantindo as bases para a abertura de capital da empresa.

FRASES

Eike Batista Empresário

¿Queremos crescer e ser uma grande petrolífera brasileira¿

¿O gás é usado em térmicas e como redutor siderúrgico. É muito importante para os nossos negócios¿

¿O governo está certo em tentar realinhar as receitas nas áreas de grande potencial. Mas depois deve chamar todas as empresas para concorrer¿