Título: Oposição conta votos e acusa governo de blefar
Autor: Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2007, Nacional, p. A7

Enquanto a oposição contabilizava ontem 32 votos contra a CPMF, o Planalto anunciava que quer votar a emenda em primeiro turno na próxima quinta-feira. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), tomou a decisão depois de tentar, sem sucesso, reabrir a negociação com o PSDB e obter o apoio de senadores do PTB.

¿O governo está blefando¿, reagiu o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), com a convicção de que o Planalto não tem os 49 votos necessários para aprovar a CPMF. Prova da insegurança estaria no assédio governista aos tucanos.

Após se reunir com Mozarildo Cavalcanti (RR) e Romeu Tuma (SP), do PTB, Mão Santa (PI) e Jarbas Vasconcelos (PE), do PMDB, e Expedito Júnior (PR-RO), os líderes da oposição festejavam o reforço. Os dissidentes da base e os 27 senadores do PSDB e do DEM somariam 32 votos. O líder do DEM, José Agripino (RN), calcula que a oposição pode chegar a 34 votos. Ele inclui 2 senadores que não foram à reunião: César Borges (PR-BA) e José Nery (PSOL-PA).

Senadores do PT e do PMDB, porém, subestimam as projeções. ¿A oposição não está certa, estamos no meio do processo¿, disse Aloizio Mercadante (PT-SP). ¿A conta que vale é a do painel de votação¿, emendou Jucá.

Links Patrocinados