Título: Petrobrás vai testar potencial abaixo de sal em Pernambuco-Paraíba
Autor: Pamplona , Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2007, Economia, p. B11

Estatal arrematou em leilão 3 áreas sem disputa; geólogo diz que estimativas de produção são muito otimistas

A Petrobrás quer testar o potencial de reservas abaixo da camada de sal na Bacia de Pernambuco-Paraíba, onde estão 3 das 27 áreas arrematadas pela companhia na 9ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizada na segunda-feira. Segundo o gerente executivo de exploração e produção da companhia, Francisco Nepomuceno, o objetivo é ampliar os conhecimentos sobre o subsolo da região, onde há indícios de existência de uma camada de sal semelhante à localizada sobre as reservas gigantes de Tupi.

¿Pernambuco é o extremo norte da camada de sal¿, disse Nepomuceno ao Estado, logo após o final do leilão. Sem acesso, pelo menos por enquanto, a novos blocos com potencial de reservas no pré-sal nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, a empresa optou por desbravar novas fronteiras, como o litoral pernambucano ou as Bacias do Pará-Maranhão e Parnaíba, onde também arrematou áreas no leilão.

NO ESCURO

No entanto, há dúvidas no mercado a respeito do potencial da Bacia de Pernambuco-Paraíba, onde ainda não há um poço sequer. ¿Não acredito na existência de grandes volumes por lá. A partir de Sergipe, a camada de sal começa a ficar difusa¿, diz o geólogo Giuseppe Baccocoli, professor da UFRJ e ex-funcionário da Petrobrás. Em apresentações a investidores antes do leilão, a ANP falava na existência de até 2 bilhões de barris de petróleo na região. ¿Eles estão sendo otimistas.¿

A bacia tem 24 mil quilômetros quadrados e teve 13 blocos ofertados no leilão. A Petrobrás arrematou as três áreas sem disputa, em consórcio com a portuguesa Petrogal, parceira de primeira hora nos investimentos no pré-sal - é uma das sócias do campo de Tupi, ao lado da britânica BG, e tem participação em outras concessões nas águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

Até hoje, a estatal mapeou a camada de sal entre Santa Catarina e Espírito Santo e demonstra bastante otimismo com o potencial de reservas. Em entrevista recente, quando a empresa anunciou o novo campo, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, afirmou que, se confirmado, o potencial das áreas do pré-sal colocaria o Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo.

As áreas com mesmas características em Santos, Campos e Espírito Santo que seriam oferecidas no leilão, porém, foram retiradas por determinação do Conselho Nacional de Política Energética e ainda não há notícias de quando o governo voltará a oferecer esses lotes.

Links Patrocinados