Título: Putin anuncia apoio a vice-premiê
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/12/2007, Nacional, p. A18

Dmitri Medvedev, que comanda estatal de gás Gazprom, será o candidato do presidente à sucessão

AP E REUTERS

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou ontem apoio à candidatura à presidência do vice-primeiro-ministro Dmitri Medvedev - o que, na prática, equivale à nomeação de seu sucessor. O anúncio põe fim a meses de especulação sobre quem Putin escolheria para ocupar seu posto, uma vez que a Constituição o proíbe de disputar um terceiro mandato. Segundo analistas, o forte apoio popular ao presidente deve garantir a vitória do candidato apoiado por ele nas eleições de 2 de março.

¿Conheço esse homem (Medvedev) há 17 anos e o apóio totalmente¿, disse o presidente russo durante um encontro com representantes do partido Rússia Unida. Ainda de acordo com Putin, a Rússia tem a chance de ¿formar um governo forte após as eleições, um governo que manterá as mesmas políticas dos últimos oito anos¿.

Há tempos Medvedev, um advogado de 42 anos e presidente da estatal de gás Gazprom, e Serguei Ivanov, também vice-premiê e ex-ministro da Defesa, eram apontados como prováveis sucessores de Putin. Pesquisas, no entanto, apontavam Ivanov como preferido dos russos.

¿Medvedev não é um extremista e aparentemente serve melhor aos planos de continuísmo de Putin¿, afirmou Lilia Shetsova, analista do Centro Carnegie em Moscou.

A escolha do presidente da Gazprom também pode facilitar os planos do líder russo para manter-se no poder. Putin afirmou recentemente que não descarta a possibilidade de tornar-se primeiro-ministro (o presidente encabeçou a lista de candidatos do Rússia Unida nas eleições legislativas do dia 2). Caso o futuro presidente renuncie, Putin, como premiê, assumiria o Kremlin. Segundo analistas, Medvedev não hesitaria em renunciar em favor do líder russo.

O mercado russo reagiu bem ao anúncio. A bolsa de Moscou fechou ontem com alta recorde de 1,8%.

Links Patrocinados